Seguidores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

RESÍDUOS É TEMA DA ABERTURA DA RODADA DE PALESTRAS DA FEIRA AMBIENTAL

Na manhã desta terça-feira (24) ocorreu no Auditório Verde da Feira Internacional de Tecnologia para Meio Ambiente – Fiema Brasil o Encontro de Gestores Públicos. O evento contou com a participação do Diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério Da Costa, e do Secretário Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Hélio Corbelini.

 

O público formado por representantes de diversos municípios, de Organizações Não Governamentais, e setores ligados ao meio ambiente puderam conhecer mais detalhes sobre o a Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O PNRS, criado e elaborado por Silvano Silvério, servirá como base para os programas estaduais e municipais de resíduos que também terão de ser formulados. Segundo Silvério, o objetivo é que até a primeira quinzena de junho o PNRS seja sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. “É preciso o envolvimento de todos para que dê certo. O prazo para os municípios se adequarem a nova lei é curto, mas é uma questão de legislação, a orientação para os municípios é que elaborem seus Planos”, destaca Silvério.

 

No que diz respeito ao Rio Grande do Sul, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Hélio Corbellini, destacou que o projeto do Plano Estadual de Resíduos Sólidos está perfilado com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente. Ele conta que, a partir do final do mês de junho, ocorrerá seminários para discutir o projeto com os municípios. O grande objetivo do Rio Grande do Sul é a busca do resíduo zero. Para Corbellini, só com a participação de todas as esferas de governo, das empresas, dos catadores e toda sociedade o problema dos resíduos será equacionado “Precisamos evoluir e investir nos balcões de reciclagens. Os municípios precisam contratar as cooperativas de catadores, pois essa é uma maneira de fazer a inclusão social”, diz.

 

Sobre a Fiema Brasil os dois representantes públicos, tanto do Governo Federal quanto Estadual, salientaram que é uma das mais importantes Feiras do setor do país. “A Fiema tem ótima representatividade no país, parabenizo pela quantidade e qualidade dos temas que estão sendo discutidos no evento”, comenta o representante do Ministério do Meio Ambiente.

 

A Fiema Brasil 2012 ocorre até sexta-feira (27) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). O horário de funcionamento da feira é das 10h às 19h. O cadastramento antecipado pode ser feito pelo www.fiema.com.br. É proibida a entrada de menores de 16 anos. Fonte: Revista DAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário