Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MDL ALCANÇA A MARCA DE QUATRO MIL PROJETOS REGISTRADOS

Uma iniciativa eólica no estado indiano de Maharashtra, que deve evitar as emissões de 21.807 toneladas de gases do efeito estufa ao ano, é o projeto de número quatro mil do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas (MDL).

 

“O MDL continua a evoluir e melhorar, crescendo para uma escala bem além do que era esperado. Governos, a diretoria internacional e a Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCCC) estão trabalhando continuamente para tornar o MDL mais simples, abrangente e eficiente”, afirmou Christiana Figueres, presidente da UNFCCC.

 

Existem atualmente registrados na ferramenta projetos de 74 países, variando de fornos eficientes para minimizar a queima de madeira a iniciativas renováveis que substituem combustíveis fósseis.

 

O número de projetos cresceu rapidamente nos últimos anos, sendo que em 2011, por exemplo, 2740 iniciativas foram registradas, 50% a mais do que em 2010. Somente em fevereiro de 2012, 256 novos projetos entraram no MDL, o segundo maior volume mensal desde que o mecanismo entrou em funcionamento em 2004.

 

O MDL permite que projetos que proporcionam reduções reais e transparentes de emissões recebam créditos chamados CERs. As CERs podem então serem negociadas com países industrializados que precisem alcançar metas de emissões definidas pelo Protocolo de Quioto.

 

Fonte:Instituto CarbonoBrasil/UNFCCC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário