Seguidores

domingo, 29 de abril de 2012

COALIZÃO PARA COMBATE AOS GASES DO EFEITO ESTUFA GANHA NOVOS MEMBROS

Quatro países (Colômbia, Japão, Nigéria e Noruega), mais a Comissão Europeia e o Banco Mundial decidiram participar de uma iniciativa formada há dois meses, conduzida pelos Estados Unidos, focando na mitigação das mudanças climáticas em curto prazo através de cortes em gases classificados como “poluentes de vida curta”.

 

Seis países (Estados Unidos, Bangladesh, Canadá, México, Gana e Suécia) criaram a Coalizão Clima e Ar Limpo (Climate and Clean Air Coalition) em fevereiro com a intenção de incentivar mudanças práticas que possam controlar emissões de agentes do aquecimento global, como o ozônio, metano, hidrofluorcarconos (HFCs) e a fuligem.

 

O anúncio dos novos membros foi feito durante o primeiro encontro ministerial da coalizão, em Estocolmo, na terça-feira (24).

“Coletivamente, eles equivalem a mais de 30% do aquecimento global atual”, disse Todd Stern, enviado especial para mudanças climáticas dos Estados Unidos, sobre os poluentes de vida curta.

 

Stern ressaltou em uma coletiva para imprensa algumas áreas que serão o foco inicial para a redução dos poluentes: trabalhar com as empresas para cortar o vazamento e queima de metano na produção de petróleo e gás, ações para a redução da fuligem (black carbon) no diesel usado para transporte; desenvolvimento de alternativas para os HFCs, eliminação das queimadas na agricultura, entre outros.

 

“O mundo pode reduzir significativamente o ritmo das mudanças climáticas com esforços para controlar os chamado “poluentes de vida curta” e levando tecnologias ocidentais bem sucedidas para o mundo em desenvolvimento”, disseram três cientistas da Universidade da Califórnia em um artigo.

 

Os cientistas dizem que as discussões climáticas da última década têm patinado, em parte, por focarem nas emissões de dióxido de carbono, um poluente “caro e difícil de controlar”.

 

No artigo “A ameaça climática que podemos derrotar”, David Victor, cientista político da School of International Relations and Pacific Studies; Charles Kennel, do Scripps Institution of Oceanography e Veerabhadran Ramanathan, cientista climático e atmosférico do Scripps, alegam que as ações sobre os poluentes de vida curta teriam maiores chances de sucesso e gerariam benefícios em curto prazo na redução do aquecimento global enquanto os países tentam outras abordagens para o controle do CO2.

 

“Até mesmo governos que estão relutantes sobre gastar dinheiro em benefício global, podem ter vantagens locais reais nesta nova estratégia”, comentou Victor. O grupo elogia a criação da coalizão, porém, ressalta que China e Índia devem participar.

Fonte: Instituto CarbonoBrasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário