Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 28 de março de 2011

BAHIA INAUGURA USINA MOVIDA A LIXO

Termelétrica pretende transformar 2,5 mil toneladas de resíduos em energia elétrica por dia

 

oi inaugurada na última quarta-feira (23/3) a primeira termelétrica movida a biogás do Nordeste, a Termoverde Salvador, na Bahia. Com capacidade instalada de 19,7MW, a usina pretende produzir 150 mil MWh ao ano, o suficiente para atender 300 mil residências.

A Termoverde Salvador é a terceira usina movida a biogás no País. A usina foi construída em uma área de sete mil hectares pelo grupo Solví Valorização Energética, em Salvador, e pretende transformar 2,5 mil toneladas diárias de resíduos em energia renovável. Para a realização do empreendimento foram investidos R$50 milhões.

Segundo a Solvi Valorização Energética, responsável também por administrar a planta, a termelétrica é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038 KW cada, unidade de tratamento do biogás, subestação elevadora e uma linha de transmissão de 7,8Km que liga a usina à rede elétrica da Coelba, que fará a distribuição às unidades consumidoras.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, que esteve na cerimônia de inauguração, lembra que ainda haverá muitos investimentos no setor de energia no Estado. Estão em fase de implantação 14 parques eólicos na região de Guanambi, no sudoeste baiano.

Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário