Seguidores

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Postos de salvamento carioca na luta pelo meio ambiente

A partir do dia 25 de fevereiro (sexta-feira), banhistas que visitarem as praias cariocas terão a oportunidade de dar sua contribuição para o Meio Ambiente. Postos de salvamento das praias do Flamengo ao Pontal começarão a recolher óleo de cozinha usado, que será encaminhado para reciclagem. A iniciativa da concessionária Orla Rio, em parceria com as empresas MBR Materiais Reciclados e Neutral, tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da reciclagem do óleo vegetal saturado, um dos piores contaminadores da água. Cada unidade terá a capacidade de recolher 50 litros de óleo por dia e, a cada 2 litros depositados, a pessoa ganha de brinde um produto de limpeza - que é feito do óleo de cozinha. Todo material recolhido será encaminhado para a empresa MBR, que tem sede no município de Duque de Caxias.

“A Orla Rio tem uma grande preocupação com a preservação do Meio Ambiente e temos desenvolvido diversas ações com objetivo de conscientizar banhistas e pessoas que trabalham nas praias sobre a importância da reciclagem. É importante fazer com que as pessoas passem a fazer da coleta do óleo uma rotina, como muitas empresas já fazem há algum tempo”, declarou o vice-presidente da Orla Rio, responsável pela administração dos 27 postos de salvamento da orla, João Marcello Barreto.

Fator Ambiental: Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de um ser humano por 14 anos. Ao ser jogado no ralo da pia, provoca o entupimento das tubulações e contribui para proliferação de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo liquido, passa por reações químicas e da sua decomposição resulta a emissão de gás metano que é um dos grandes vilões do aquecimento global.

Postos de coleta: Flamengo - posto 2 | Copacabana - postos 1, 2, 4 | Ipanema - postos 8, 10 | Leblon - posto 12 | São Conrado - posto 13 | Barra da Tijuca - postos 1, 3, 5, 6, 8 | Recreio dos Bandeirantes - posto 10

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=147750

Nenhum comentário:

Postar um comentário