Seguidores

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mercuria participa de fundo de crédito de carbono da IFC

- Fundo de EUR150 milhões para promover crescimento econômico favorável ao clima

- O Mercuria como investidor âncora

GENEBRA, 2 de fevereiro de 2011 /PRNewswire/ A Mercuria participará como investidor âncora num novo fundo de Crédito de Carbono, lançado hoje pela International Finance Corporation.

Este novo fundo, cujo valor é de até EUR150 milhões, será um instrumento para a compra de créditos de carbono, para ajudar a reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar os mercados de carbono e aumentar o acesso a financiamento para projetos que promovam crescimento econômico favorável ao meio ambiente. Mercuria Energy e a Shell Trading comprometeram-se com a iniciativa como investidores âncoras. A IFC investirá até EUR15 milhões na IFC Post-2012 Carbon Facility e mobilizará o restante dos recursos de companhias européias de energia e usinas.

A unidade fará a compra antecipada de Reduções de Emissões Certificadas que deverão ser produzidas entre 2013 e 2020, em projetos ou diretamente financiados pela IFC ou por bancos locais financiados pela IFC. Isto permitirá que os projetos possam continuar a beneficiar-se do financiamento de carbono durante um período de incerteza das políticas na abordagem para o final do primeiro período de compromisso sob o Protocolo de Kyoto em 2012. A unidade fornecerá um fluxo de receita de carbono de longo prazo e alta qualidade, e aumentará as opções de financiamento para projetos que reduzam as emissões.

Andrei Marcu, chefe de Assuntos Regulatórios, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Mercuria Energy, disse: "Investir em reduções pós 2012, neste momento, é uma expressão da confiança do Mercuria no crescente papel para os mercados de carbono no tratamento das mudanças climáticas depois de 2012, e também uma grande oportunidade de negócios. Nós sentimos que investir com a IFC nos proporciona um parceiro sólido na navegação destes novos mares".

Mohsen Khalil, diretor global do Climate Business Group da IFC, disse: "Os investimentos da IFC nos mercados de carbono, num tempo de incertezas regulatórias, é um passo importante que permitirá às empresas do setor privado continuar o desenvolvimento de projetos que cortam emissões de gases de efeito estufa. Apoiar o financiamento de carbono é uma parte central dos esforços da IFC para ajudar ao setor privado a tratar dos desafios e capitalizar as oportunidades apresentadas pelas mudanças climáticas".

Slavko Preocanin, presidente da Shell Energy Europe, disse: "Os mercados de carbono têm um papel vital a desempenhar no tratamento das mudanças climáticas. A Shell integralmente apóia a continuidade da expansão de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (Clean Development Mechanism), seguindo ao final do período do compromisso de Kyoto, em 2012. Nosso foco é no apoio à comercialização de projetos com estruturas inovadoras, permitindo que eles reduzam os gases de estufa e ajudem a mitigar a mudança climática".

Combater as mudanças climáticas em países em desenvolvimento é uma prioridade estratégica para a IFC. A entidade planeja dobrar seus investimentos relacionados ao clima em pelo menos 20% de seus compromissos gerais dentro de dois anos. Os gastos da IFC Advisory Services com as mudanças climáticas também devem para dobrar na mesma proporção e prazo semelhante.

Sobre o Mercuria Energy Group Ltd.

Mercuria é um grupo privado internacional de empresas ativas num largo espectro de mercados globais de energia, incluindo petróleo bruto e produtos refinados de petróleo, gás natural (incluindo LNG), energia a carvão, biodiesel, óleos vegetais e emissões de carbono. É uma das cinco maiores negociadoras independentes de energia do mundo e tem uma expertise de setor de longa data. As operações mundiais da Mercuria são realizadas a partir de 28 escritórios em cinco continentes. Para mais informações, visite: http://www.mercuria.com .

Sobre IFC

IFC, um membro do World Bank Group, é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado em países em desenvolvimento. Nós criamos oportunidades para pessoas escaparem da pobreza e melhorarem suas vidas. Nos o fazemos ao fornecermos financiamento para ajudar empresas a empregar mais pessoas e a suprir serviços essenciais, por meio da mobilização de capital de terceiros, e ao oferecermos serviços de consultoria para assegurar o desenvolvimento sustentável. Numa época de incertezas econômicas globais, nossos novos investimentos alcançaram um recorde de US$18 bilhões no ano fiscal de 2010. Para mais informações, visite http://www.ifc.org .

Sobre Shell Trading

O negócio da Shell Trading engloba a inteira gama de atividades de comércio e transporte ao longo do Shell Group. Com volumes de negociação de cerca de 13 milhões de barris de equivalentes de petróleo por dia, distribuídos entre petróleo bruto, produtos refinados, gás natural, energia elétrica, insumos químicos e produtos para o ambiente, a organização tem a base de competências e a dimensão internacional para capitalizar oportunidades comerciais inerentes aos ativos e posição de mercado da Shell em todo o mundo. Para mais informações, visite: http://www.shell.com .

FONTE Mercuria Energy Trading S.A.

CONTATO: Houtan Bassiri, diretor de comunicação, IFC Business Advisory Services, +1-202-458-4662, hbassiri@ifc.org; ou Andrei Marcu, chefe assuntos regulatórios, meio ambiente e mudança climática, Mercuria Energy Trading, +41-22-595-82-01, amarcu@mercuria.com; ou Patrick Prendergast, diretor de comunicação, Mercuria Energy Trading, +41-22-595-88-52, pprendergast@mercuria.com; ou Sophie Caverzasio, assistente de comunicação, Mercuria Energy Trading, +41-22-595-88-55, scaverzasio@mercuria.com

Mercuria Energy Trading S.A.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário