Seguidores

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Peruíbe produzirá biodiesel, além de fazer vassouras

SANTOS - Óleo de frituras, garrafas PET, papelão, plástico, alumínio e ferro são alguns dos materiais coletados pela Prefeitura de Peruíbe, por meio do departamento de Meio Ambiente e a Assessoria Comunitária, para a produção de biodiesel.

 

A ação realizada tem como objetivo, segundo a prefeitura, contribuir com o meio ambiente e gerar benefícios para a cidade. O projeto inclui a produção do biodiesel a partir da coleta de óleo de fritura, e a confecção de vassouras, a partir da garrafa PET.

 

No trabalho de reciclagem com garrafas, a coleta seletiva é feita com um caminhão da prefeitura, as garrafas coletadas são lavadas e passam por um maquinário específico para a confecção de vassouras. A intenção é articular um curso, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade de Peruíbe, para que mais pessoas aprendam a fazer reciclagem a partir de garrafas descartáveis.

 

Na produção do biodiesel, a coleta do óleo de fritura é feita pela Sabesp, que entrega o material coletado em um galpão da prefeitura, onde é feito todo um procedimento que resulta na separação da gordura e do óleo.

 

Com a gordura é feito o sabão e o óleo separado é utilizado, após passar por uma transformação, como combustível do caminhão utilizado no projeto. Atualmente, são produzidos cerca de 100 litros de biodiesel por dia, e a intenção é abastecer parte da frota de veículos da prefeitura municipal, retornando assim o investimento aplicado na reciclagem.

 

Estas ações possibilitam ampliar a vida útil do aterro sanitário e evitam que as garrafas PET, principalmente o óleo de cozinha, atinjam o solo, o rio e o mar, contaminando o meio ambiente. A ideia é contribuir na educação ambiental e também para a criação de consciência ecológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário