Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Assinado acordo de compra de créditos de carbono provenientes de boas práticas no uso do solo na África

http://www.envolverde.com.br/fotos_novas/83288.jpgO Banco Mundial fechou um contrato com o Projeto de Carbono Agrícola do Quênia pelo qual se compromete a comprar os créditos gerados por pequenos fazendeiros do país. A parceria foi firmada durante a Conferência Internacional de Agricultura, Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas em Haia, na última semana.

“Este projeto não é apenas o primeiro que vende créditos pelo uso do solo na África, é também uma prova de como o mercado pode concretamente ajudar o meio ambiente e o desenvolvimento da economia em países pobres”, afirmou Joëlle Chassard, gerente da unidade de Investimentos em Carbono do Banco Mundial.

O acordo irá remeter imediatamente US$ 350 mil para as comunidades no Quênia e outros US$ 80 mil no decorrer de 2011.

O projeto, criado pela ONG sueca Vi Agroforestry, gera créditos ao ajudar os agricultores de uma área de 45 mil hectares a adotar melhores práticas no uso do solo; como rotação de culturas, compostagem e respeito à mata nativa.

“As novas metodologias para o seqüestro de carbono na agricultura já tem trazido grandes benefícios para os fazendeiros no Quênia e possui um potencial imenso para serem copiadas ao redor do planeta”, explicou Henrik Brundin, diretor da Vi Agroforestry.

(*) Por Fabiano Ávila, da Carbono Brasil  - Fonte: (Envolverde/Carbono Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário