Seguidores

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Programa Bióleo transforma óleo de cozinha usado em biodiesel

Programa Bióleo desenvolvido pelo Instituto PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e a Essencis Soluções Ambientais, proporciona a adoção do óleo de fritura usado (saturado) como insumo para toda a produção necessária de biodiesel.

O Bióleo é um projeto que tem como objetivo garantir que o óleo de fritura usado, seja recolhido e destinado corretamente. Organizando uma rede de logística reversa social, para que sejam transportados e armazenados em volumes compatíveis com as necessidades do Programa Brasileiro de Biodiesel, ou seja, coletado em escala que justifique a sua transformação em biodiesel ou bioenergia.

Os resíduos têm valor, desde que possam ser reutilizados por uma atividade produtiva. É função das logísticas reversas, após o uso, a guarda do óleo, a coleta ou transporte até o local de recepção e os transportes e armazenamentos sucessivos até chegar à unidade que irá utilizar o insumo.

O programa proporciona a substituição do diesel mineral pelo biodiesel, reduzindo os níveis de poluição decorrentes da queima daquele combustível e diminui o impacto ambiental do óleo residual que ainda é despejado indiscriminadamente. Segundo estudos da Sabesp, um litro de óleo usado que é descartado contamina 20 mil litros de água.

O programa acaba de ser expandido para outros quatro municípios de São Paulo, que são Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã e Perus, além de Caieiras, município que já participava do projeto.

referente a: iGoogle (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário