Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brasil-África: biocombustível é destaque em visita do Presidente Lula à Embrapa

“Essa tecnologia evita o desmatamento”, diz o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao explicar a produção de briquetes para a comitiva de cerca de 50 países africanos, em visita às instalações da Embrapa Agroenergia, na segunda-feira (10).

Entusiasmado com a produção de briquetes, um tipo de lenha ecológica resultante do aproveitamento de resíduos agrícolas, agroindustriais ou florestais, o Presidente Lula ajudou a colocar a matéria-prima (palha de arroz) na briquetadeira. A máquina é capaz de compactar os resíduos, aumentando a densidade energética e facilitando o manuseio e transporte. Para a fabricação dos briquetes pode ser utilizado qualquer resíduo vegetal, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de amendoim, palha e sabugo de milho, folhas e restos de árvores.

De acordo o pesquisador da Embrapa Agroenergia responsável pela tecnologia, José Dilcio Rocha, o que mais chamou a atenção dos ministros africanos foi o fato de poder ser utilizado diversos resíduos na briquetadeira, além de substituir a lenha, que pode ser uma alternativa a esses países.

Outra tecnologia mostrada pela Embrapa Agroenergia foi à produção do biodiesel. O Presidente Lula explanou aos visitantes sobre a importância desse biocombustível para o Brasil. Na oportunidade, também falou da variedade de matérias-primas que podem ser utilizadas como soja, girassol, mamona, pinhão-manso, algodão, dendê e outras.

Com relação às tecnologias apresentadas, o Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, reforçou que elas já são de significativa importância para o País e que, no futuro, também serão para o continente africano.

referente a: iGoogle (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário