Seguidores

domingo, 16 de janeiro de 2011

Parceria permite o recolhimento de óleo vegetal e mineral e pneus velhos

A Prefeitura de Carapebus através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo firmou parceria com a Prefeitura de Quissamã junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que consiste em recolher óleo mineral (usado em máquinas), óleo vegetal (de cozinha) e pneus usados para serem encaminhar para uma empresa de reciclagem daquele município.

A secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Carapebus solicita à população que armazene o óleo, de preferência em garrafas de plástico transparente. O produto não precisa ser peneirado ele pode ser entregue na própria secretaria que cuidará do envio para reciclagem.

Frequentemente utilizado em frituras, o óleo, prejudica ao meio ambiente e quando é jogado no ralo da pia, provoca entupimento nas tubulações das redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos no reparo das redes.

Com a reciclagem do óleo é possível fabricar biodiesel, sabão em pedra para roupas, tintas, verniz, massa de vidro entre outras matérias primas que são descartadas de forma irresponsável. Quando vai para os rios o óleo, cria uma camada fina sobre a superfície da água prejudicando a oxigenação da mesma, e quando jogado direto no solo impermeabiliza a terra. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água.

Já os pneus quando queimados, prejudicam o meio ambiente poluindo o ar durante a queimada, e quando reciclado, sua borracha é usada em sofá, solado de sapato, na produção de rodos, matéria prima para asfalto entre outros.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo Roberto Carlos Batata, fala sobre a importância da reciclagem que evitará que a população jogue o óleo pelo esgoto ou direto no solo. “Estamos enviando a cada 15 dias todo o material recolhido para Quissamã. Está semana vamos mandar 3 mil pneus e 400 litros de óleo com o apoio da secretaria de Serviços Públicos” finaliza o secretário.

Para o prefeito Amaro Fernandes este apoio recebido da prefeitura de Quissamã é fundamental para o município que tem o propósito em preserva seus recursos naturais. “Com a reciclagem, aumenta a geração de empregos, diretos e indiretos, promove a consciência da população e preserva o meio ambiente”, finaliza o prefeito.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário