Seguidores

domingo, 3 de outubro de 2010

Pesquisador da UFPI obtém biodiesel através do óleo usado em fritura

Mestre em Química pela UFPI, Gilvan Moreira da Paz desenvolveu no seu mestrado uma pesquisa de suma importância para o meio ambiente e aquisição de fontes alternativas de energia: A obtenção do biodiesel através do óleo doméstico usado em frituras.

O projeto intitulado ‘' Preparação, Caracterização, e Utilização de óxidos de metais alcalino-terrosos para obtenção de biodiesel a partir do óleo usado em frituras'', orientado pelo Professor Dr. da UFPI Edmilson Miranda de Moura, utiliza óleo doado pela comunidade à AGESPISA, que é posteriormente repassado á UFPI, sendo usado na pesquisa.

Segundo o pesquisador, usar esse material doméstico na pesquisa é também agir em prol do meio ambiente: ‘' Se o óleo for descarregado no sistema de esgotos, contribui-se bastante para a contaminação da água, dificultando o tratamento. Conseqüentemente, fornecer o óleo caseiro para este projeto é contribuir para o benefício do meio ambiente e da saúde de todos'', afirma Gilson Moreira.

Para que o óleo de fritura se torne biodiesel utilizável como combustível para veículos automotores, há um processo de filtragem, neutralização e tratamento químico especial, que tem o potencial de ser um método mais barato que o processo usado na indústria convencional: ‘' As indústrias de biodiesel no Brasil usam o óleo vegetal como matéria prima, além de utilizarem componentes no tratamento que não podem ser aproveitados em novos processos. Nesse projeto, além da matéria prima ser o óleo de cozinha, adquirido a preço simbólico, há a utilização do óxido de extrôncio, que pode ser reutilizado várias vezes, trazendo economia na produção do biodiesel'', explica o pesquisador e mestre pela UFPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário