Seguidores

sábado, 5 de junho de 2010

Sabesp lança programa ambiental em Taubaté

Programa de reciclagem de óleo de fritura (PROL) passa a ser desenvolvido pela Sabesp em Taubaté, a partir desta terça-feira (8), quando se realiza a solenidade de lançamento dessa importante realização.

O objetivo do PROL é promover a coleta adequada do resíduo de óleo de frituras que, quando jogado indevidamente no ralo da pia da cozinha, pode trazer transtornos como o entupimento das redes de esgotos. Com esse programa, a empresa apoia a coleta seletiva deste resíduo e também contribui para evitar a poluição das águas, assim como colabora para a diminuição de casos de obstrução da rede de esgotos.

Segundo o coordenador do programa em Taubaté, Carlos Gouvea, o grande destaque dessa proposta é seu alcance socioambiental. “O PROL impacta positivamente sobre o meio ambiente, à medida em que evitamos que garrafas pet e óleo de fritura sejam descartados na natureza, incentivamos a fabricação de biocombustível, além de gerar renda a entidades que desenvolvem projetos sociais”.

A iniciativa da Sabesp, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria Regional de Ensino, e da Associação Para Valorização da Pessoa com Deficiência (Avape). Num primeiro momento a Sabesp terá a adesão de cinco escolas de período integral e que contam com o programa Escola da Família. Todo o óleo coletado será encaminhado à Avape, que fará com que o produto arrecadado seja encaminhado para beneficiamento, para produção de biodiesel.

Resultados bem sucedidos

O programa é desenvolvido pela Sabesp desde 2007. Por meio das ações de incentivo para a coleta desse resíduo, a Sabesp já impediu que mais de 1,3 mil litros de óleo fossem lançados irregularmente no meio ambiente. Caso esse volume tivesse sido despejado em galerias pluviais ou rios poderia ter contaminado mais de 32,5 milhões de litros de água.

Quando despejado no ralo, o óleo serve como aglutinante para outras sujeiras indevidamente lançadas nas privadas como fios dentais, cotonetes, cabelo, pontas de cigarro, preservativos, absorventes etc. Isto provoca obstrução na rede de esgotos.

Dar uma destinação correta a esse material é simples. Basta armazená-lo em garrafas PET e levá-lo a um dos postos de coleta em supermercados, associações, clubes de serviços, empresas, entre outras instituições.

Postos de coleta em Taubaté

1 - Sabesp

Rua Vicente Testa,1 Jabuticabeiras.

2 - Contazul

Rua Monsenhor Siqueira, 82 Centro

3 - Escola Estadual Monteiro Lobato

Rua Prof. Clóvis Winther, 625 - Jd. Maria Augusta.

4 - Escola Estadual Amácio Mazzaropi

Rua Paulo Setúbal, 502 - Vila São José.

5 - Escola Estadual Deputado César Costa.

Rua Granadeiro, 500 - Quiririm.

6 - Escola Estadual Jacques Félix

Rua Domingues Ribas, 1072 - Vila Albina.

02/06/2010 - http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=18855

referente a: Mais produtos Google (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário