Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 5 de junho de 2010

Graças aos programas de coleta bairros em São Paulo desentopem canos ao reciclar óleo de cozinha

A reciclagem de óleo de cozinha em Cerqueira César, bairro central de São Paulo, baixou em 26% o número de casos de entupimento na rede de esgoto da região entre 2008 e 2009. Iniciado há três anos, o programa de reaproveitamento tem a adesão de 1.500 dos 1.600 prédios do bairro. Nesse projeto, os prédios recolhem os restos da fritura nas casas e entregam o material para reciclagem.

Segundo a Sabesp, os pedidos para desobstrução de dutos caíram de 727 para 539. Além disso, sem tanta gordura nos ralos, a tubulação de esgoto do próprio prédio fica mais limpa.

O custo geral de um condomínio com serviços de desentupimento chega a cair 50%, estimam as organizações que coletam o óleo.

Waltemir Munhoz, síndico de um prédio na alameda Franca, usa o ganho individual para incentivar a participação na reciclagem.

"Quem faz a reciclagem não tem mais problema com entupimento de pias." Ele cita ainda o ganho ambiental: "O óleo, quando vai para a rede, serve de alimento para ratos e baratas". Célia Marcondes, presidente da Associação de Moradores de Cerqueira César, relata que os zeladores estão felizes. "Eles dizem que o problema deles, de desentupir a pia das madames, acabou."

referente a: Mais produtos Google (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário