Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PRIMEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES É REGISTRADO SOB O PADRÃO CARBONFIX PARA PROJETO PERUANO

Com 58 parcelas de terra e cerca de 2 mil agricultores envolvidos, o projeto Sierra Piura, nos Andes peruanos, conquistou a certificação da auditora independente do CarbonFix, a Rainforest Alliance.

Ao contrário de outros padrões para projetos florestais no mercado voluntário de carbono, sob o Carbon Fix, a certificação agrupada, também conhecida como Programa de Atividades (PoAs), funciona nos mesmos moldes que projetos tradicionais. De fato, um projeto certificado sob o CF sempre é um grupo de parcelas de terra.

“O uso do CF nos permite adicionar novas áreas ao longo do tempo quando com outros padrões, teríamos que registrar projetos completamente novos”, comentou o coordenador do projeto Sierra Piurra Edmond Muller.

“O CF é muito prático, especialmente em combinação com a plataforma virtual ‘Climate Projects’, que nos permite calcular o número de créditos para cada agricultor”.

Para 2012, mais três PoAs estão buscando o registro sob o CF.

Registrada na Alemanha, a CF é uma organização sem fins lucrativos que visa fomentar projetos florestais no âmbito das mudanças climáticas.

O padrão visa atingir um meio termo em relação aos padrões dominantes no mercado voluntário, Voluntary Carbon Standard (VCS) e Community Climate and Biodiversity Standard (CCB), levando em conta impactos sociais e ambientais dos projetos de carbono (ao contrário do VCS) e emitindo créditos de carbono (ao contrário do CCB).

Saiba mais sobre os padrões florestais no mercado de carbono. 

29/09/2011   -   Autor: Fernanda B. Müller   -   Fonte: InstitutoCarbonoBrasil/CarbonFix

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário