Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conferência em SP com transmissão ao vivo pela NET- CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL: HISTÓRICO, PAPEL NO PRESENTE E VISÃO DE FUTURO

Conferência - CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL: HISTÓRICO, PAPEL NO PRESENTE E VISÃO DE FUTURO
Conferencista - Russell Mittermeier, Conservation International

06/10/2011
sala de eventos do IEA/USP - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5.andar - Cidade Universitária, São Paulo
16h00
Transmissão na web, ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo    ( Não haverá inscrição prévia)

De acordo com o primatologista norte-americano Russell Mittermeier, presidente da organização ambientalista Conservation International (CI), o Brasil é responsável por 70% das áreas do planeta que passaram a ser protegidas nos últimos 8 anos. Acrescenta que esse e outros recordes e inovações feitos pelo país têm sido possíveis graças a uma "forte e já longa tradição conservacionista construída por alguns visionários e que, rapidamente, ganhou corações e mentes do povo brasileiro".

A partir do caso dos primatas e da primatologia brasileiros, Mittermeier apresentará parte dessa história na conferência "Conservação da Biodiversidade no Brasil: Histórico, Papel no Presente e Visão de Futuro, no dia 06 de outubro, quinta-feira, às 16h00, na sala de eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Em paralelo a esse histórico, ele fará uma reflexão sobre o momento atual do Brasil no cenário mundial em relação a temas ambientais, a atuação do país quanto às convenções internacionais e o papel de liderança a ser cumprido, especialmente a partir da RIO+20. Também defenderá a tese da vocação do Brasil para ser a primeira superpotência verde do planeta, tendo como referência o exame do potencial papel do Estado de São Paulo no cumprimento dessa vocação.

Doutor em antropologia biológica pela Universidade de Harvard, EUA, Mittermeier tornou-se primatologista e herpetologista. É presidente da CI desde 1989 e autor de mais de 400 artigos científicos e de divulgação científica, além de 15 livros. Viajou por mais de 100 países e conduziu pesquisas de campo em mais de 20 deles. Muitas dessas pesquisas foram realizadas no Suriname, em Madagascar e no Brasil (Amazônia e Mata Atlântica).

Além de presidir a CI, Mittermeier atua em funções de destaque em outras instituições: dirige o Grupo de Especialistas em Primatas da Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCS); é professor adjunto da Universidade de Nova York há 20 anos; é presidente da Fundação de Biodiversidade Margo Marsh dede 1996; atua como especialista em grandes macacos no Programa Ambiental das Nações Unidas; e em 2004 foi eleito conselheiro regional para a América do Norte e Caribe da UICS.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas. O coordenador da atividade será o professor Jose Pedro de Oliveira Costa, cocoordenador do GP e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Ines Iwashita
Universidade de São Paulo
fone 11 3091-1685 e 9603-4819
ineshita@usp.btr
ines.iwashita@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário