Seguidores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESCOLAS EM PORTO ALEGRE E CAMPOS DO JORDÃO INICIAM PROGRAMAS DE COLETA DE ÓLEO DE FRITURA

Além de ajudar o Meio Ambiente o programa irá arrecadar recursos financeiros para as APMs das escolas através da venda do óleo coletado.

02/09/2011 - A SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, visando minimizar danos que o óleo vegetal de frituras pode causar ao meio ambiente, desenvolveu o PROL – Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal de Fritura, criado especificamente para orientar a população quanto ao correto descarte do óleo utilizado em cozinhas.

 

O acúmulo de óleo e gorduras nos encanamentos provoca entupimento, refluxos e até mesmo rompimento nas redes coletoras de esgotos, sem contar os prejuízos ao meio ambiente.

 

O programa que será realizado em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Campos do Jordão, além de ajudar o Meio Ambiente irá arrecadar recursos financeiros para as APMs das escolas através da venda do óleo coletado.

 

Todos os alunos estão convidados a participar desse projeto e com acompanhamento dos pais devem levar o óleo vegetal usado em casa e entregar na escola que armazenará em bombonas especiais de 200 litros identificadas. A comunidade do entorno da escola também está convidada a participar e é muito fácil, basta reservar a vasilha com o óleo já utilizado; Aguardar seu resfriamento e o despejar em uma embalagem, que pode ser uma garrafa PET; Quando a embalagem estiver completa e o óleo devidamente coado, deve levá-la até o Ecoponto na escola municipal do seu bairro.

O PROL – Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura é uma realização da SABESP de Campos do Jordão com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, EcoService, AVEBESP, AABCJ e SEA – Frei Orestes e Panathlon Club Campos do Jordão.  Para mais informações: (12) 3668-9050

 

Óleo de Cozinha utilizado – iniciativas em COLEGIO DE PORTO ALEGRE-RS

 

Todos nós conhecemos as diversas marcas de óleo de cozinha, cotidianamente utilizado em frituras. Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, ele também faz um enorme estrago ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 50% os custos de tratamento. E polui os rios e o mar. Buscando evitar a poluição e a degradação do meio ambiente, a turma 32 do Ensino Médio lançou uma excelente Campanha de coleta do oleio de cozinha no Instituto de Educação São Francisco.

 

Todos os estudantes e a comunidade poderá trazer o óleo que foi utilizado no almoço, no jantar ou em qualquer refeição. "Em vez de jogá-lo no ralo da pia, traga-o para o Instituto. Passamos a ser um local de coleta", disseram os alunos da turma 32.

 

SAIBA COMO COLETAR O ÓLEO DE COZINHA UTILIZADO

 

1) Esfriar o óleo;

2) Em seguida, deve-se filtrar o óleo com uma peneira simples. Com a ajuda de um funil, deve-se despejar o óleo dentro de uma garrafa pet limpa;

3) A garrafa deve ser bem fechada e identificada  com etiqueta (Óleo de Cozinha Usado) para evitar que pessoas tomem o óleo achando que se trata de refrigerante;

4) Feito isso, deve-se encaminhar o óleo para a instituição de coleta mais próxima.

Iniciativa turma 32 Atitude consciente para um mundo sustentável.

LOCAL DE  COLETA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

HORÁRIO: 7h30min até 11h30min - 13h30min até 17h

Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Bairro Rubem Berta - Porto Alegre

Informações: (51) 3272-3800  - www.institutosaofrancisco.com.br

Observação: Esta é uma iniciativa da turma 32 do ensino médio juntamente com a professora de química, paula poli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário