Seguidores

terça-feira, 6 de abril de 2010

Óleo de cozinha: Piauí espera limpar esgoto com usina

solução”. A fala do presidente da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Merlong Solano, reflete a esperança depositada sobre a usina de biodiesel inaugurada nesta sexta-feira na Estação de Tratamento de Esgoto do Pirajá. A usina nasce para beneficiar uma demanda mensal de 5 mil litros, coletada através do Programa Água Pura.

A demanda inicial a ser aproveitada pela Agespisa na Usina de Biodiesel é de 90 mil litros de óleo de cozinha. “Coletamos 90 mil litros. Uma parte nós direcionamos a usinas de outros Estados e há um estoque a ser utilizado a partir de agora”, explica o presidente da Agespisa. Com uma demanda de 5 mil litros por mês a ser beneficiado a usina tem um viés tanto operacional quanto ambiental. “A experiência é retirar o óleo que prejudica o nosso sistema e o meio ambiente e com isso o governo completa o projeto de reciclagem do óleo de cozinha e material de limpeza”, pontua. Do óleo coletado não será produzido apenas biodiesel. “90% será transformado em biodiesel e 10% em glicerina que é matéria para a produção de material de limpeza”, ressalta Merlong Solano. A glicerina produzida será utilizada em uma parceria social a ser feita pela Agespisa com Organizações Não Governamentais (ONG´s). “Estamos fazendo parcerias para a produção de materiais de limpeza. A Agespisa cederá o material e fornecerá cursos cobrando apenas que as pessoas apresentem sua conta em dia com a Agespisa”, relata o presidente da empresa sobre o projeto com a glicerina.

Além dos consumidores, várias empresas estão recolhendo óleo para o projeto. Cada litro recolhido representa um desconto de R$ 0,30 na conta de água no final do mês. Para o governador Wellington Dias (PT) o projeto representa uma solução tanto para o meio ambiente quanto para o próprio sistema de esgotamento sanitário. “Nós estamos fazendo uma política ambientalmente correta. O que fazer com o óleo depois que você faz o pastel, as frituras, o óleo inservível? Normalmente se despeja na pia, no esgoto ou no rio, onde invariavelmente vai para a natureza”, destaca o governador.

O biodiesel produzido através da usina será utilizado nos carros da Agespisa. “Tem um viés ambiental, operacional porque melhora o sistema e social porque insere grupos interessados”, comentou Merlong Solano. “Imagina o estrago que 100 mil litros jogados na pia fazem nos rios Parnaíba e Poti”, disse o governador.

referente a: iGoogle (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário