Seguidores

quinta-feira, 18 de março de 2010

Óleo de cozinha usado será coletado em todas as feiras

Óleo de cozinha usado será coletado em todas as feiras - 12/03/2010

Todas as feiras livres da Cidade terão agora postos de coleta de óleo de cozinha usado. Lançado como piloto em julho do ano passado, o programa Óleo na Feira reiniciará suas atividades nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Rua Campos Melo, e contará com a presença e o aval do secretario do Meio Ambiente, Fabio Alexandre Nunes.

A iniciativa é do ambientalista Nelson Rodrigues, em parceria com o Sindicato dos Feirantes de Santos e Região e a empresa gerenciadora de resíduos Marim. Segundo Gonçalves, o objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da participação de cada um na defesa do meio ambiente.

"Quando o óleo é jogado em ralos, vasos sanitários e em pias de cozinha, ele se solidifica, podendo causar entupimento dos canos e do sistema de esgoto. Para desentupir, é preciso utilizar produtos químicos. E o destino final de todo esse material é o oceano", explica o ambientalista.

Já quando o material é jogado nos lixões e aterros, o produto contamina o solo, contribuindo para a produção do gás metano.

Posto de coleta

O posto de coleta será montado em uma das extremidades das feiras. Em cada uma delas, haverá duas bombas de 30 litros para que o consumidor possa despejar os dejetos.

Os donos de barracas que vendem pastéis também poderão dar a destinação correta ao óleo usado para fritura dos salgados.

Além disso, uma pessoa estará no local para distribuir panfletos explicativos, orientar e esclarecer as dúvidas da população. "Acredito que as pessoas vão se acostumar a ir a feira e descartar o óleo usado na semana ou no mês, e isso passará a ser um hábito cultural".

Os resíduos coletados serão levados para o depósito da empresa, que encaminhará o produto ao interior do Estado, onde será reciclado. "A ideia, no futuro, é ampliar o projeto para as feiras das demais cidades da região", explica.

A chefe do Departamento de Políticas e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos, Lígia Dutra, elogiou o projeto. "Vamos apoiar, prestar assistência e ajudar a divulgar essa iniciativa".

Fonte: A Tribuna - 12/03/2010
www. atribuna.com.br

referente a: Solução de problemas : Contribuir com o Google Sidewiki - Ajuda do Barra de ferramentas (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário